sexta-feira, 12 de julho de 2013

Aula dia 26/06

Começamos a aula falando sobre a falta de respeito dos governantes, que declararam feriado na quinta-feira dia 20/06 e ponto facultativo na sexta-feira 21/06 por causa de jogos da Copa das Confederações, pois não agiram com antecedência para evitar possíveis transtornos, agiram sem pensar nos problemas que poderiam estar causando as outras pessoas, porém essa é a verdadeira atitude dos governantes do nosso País.
Depois de discutimos sobre como está precária o sistema governamental do nosso País e de como nós estamos sendo tratados por eles, sem respeito algum, voltou o assunto da aula anterior.
Ficou aberto para quem quisesse colocar algo sobre o filme assistido na ultima aula, porém não teve muitos comentários, e algumas pessoas da turma ainda solucionou que precisava assisti o filme mais uma vez, além de o filme ser longo era meio complexo e já tinha passado uma semana, perdeu um pouco o foco, mas ainda surgiu comentários de como o filme foi interessante e de como conforme ia encaminhando a conversa e a discussão chamava mais a nossa atenção e aos poucos estávamos nos acostumando com esse tipo de filme, onde não é de Romance, Comédia, Terror, o filme se trata de um encontro de 03 pessoas que tinha sua forma de enxergar o mundo, sua forma de ver a beleza de cada coisa. Discutem a "perspectiva da crise atual", que vem da descoberta, na física, de que o velho modo "mecanicista" de olhar a vida (pensando sobre a existência das coisas em termos de seus componentes) poderia ser substituído por uma visão mais "holística".

MECANICISMO: O mecanicismo é uma teoria filosófica determinista segundo a qual todos os fenômenos se explicam pela causalidade mecânica ou em analogia à causalidade mecânica (causalidade linear ou, instrumentalmente, como meio para uma causa final).
Em filosofia, o mecanicismo é defendido pelo deísmo, que sustenta que o universo é um mecanismo, o qual pressupõe a existência um ser superior não-mecânico (Deus), assim como um relógio pressupõe a existência do relojoeiro que o construiu.
Em biologia, mecanicismo refere-se às teorias que afirmam que todos os fenômenos que se manifestam nos seres vivos são mecanicamente determinados e, em última análise, essencialmente de natureza físico-química. Esta postura opõe-se às explicações vitalistas que postulam a existência de uma força ou impulso vital sem a qual a vida não poderia ser explicada.

HOLISMO: Holismo (do grego holos que significa inteiro ou todo) é a ideia de que as propriedades de um sistema, quer se trate de seres humanos ou outros organismos, não podem ser explicadas apenas pela soma dos seus componentes. O sistema como um todo determina como se comportam as partes.
O princípio geral do holismo pode ser resumido por Aristóteles, na sua Metafísica, quando afirma: O todo é maior do que a simples soma das suas partes.
A palavra foi criada por Jan Smuts, primeiro-ministro da África do Sul, no seu livro de 1926, Holism and Evolution, que a definiu assim: "A tendência da Natureza, através de evolução criativa, é a de formar qualquer "todo" como sendo maior do que a soma de suas partes". 
Vê o mundo como um todo integrado, como um organismo.
É também chamado não-reducionismo, por ser o oposto do reducionismo e ao pensamento cartesiano. Pode ser visto também como o oposto de atomismo ou mesmo do materialismo.

REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário