sábado, 13 de julho de 2013

Aula dia 03/07

Começou a aula com os grupos se reorganizando para falar os pontos de vista de cada grupo sobre as duas questões deixadas pelo professor, dos dois textos, meu grupo foi o primeiro a apresentar falando do nosso ponto de vista citado no ultimo post que nós discutimos e decidimos por unanimidade, os outros grupos apresentaram as sua percepções e criou uma discussão interessante, mas um dos motivos para comprovarem que a gente pode estudar as mesmas coisas, viver as mesmas coisas mas nunca conseguimos ser outra pessoas ou saber o que a outra pessoa sente, por mais que se tenha informação você será sempre você, "cada cabeça um mundo".
E discutimos também nessa aula sobre a "Construção Social da Realidade" seguimos essa discussão usando alguns tópicos para compreender o que é a construção social da realidade. Para iniciamos esse fio de pensamento precisamos saber o que é "Filosofia da Linguagem".

Filosofia da LinguagemFilosofia da linguagem é o ramo da filosofia que estuda a essência e natureza dos fenômenos linguísticos. Uma das principais características da filosofia da linguagem é a maior diferença entre o ser humano e os outros seres que existem no mundo. Ela trata, de um ponto de vista filosófico, da natureza do significado linguístico, da referência, do uso da linguagem, do aprendizado da linguagem, da criatividade dos falantes, da compreensão da linguagem, da interpretação, da tradução, de aspectos linguísticos do pensamento e da experiência. Trata também do estudo da sintaxe, da semântica, da pragmática e da referência. As principais questões investigadas pela disciplina são:

  • Como as frases compõem um todo significativo? O que é o significado das "partes" (palavras) das frases?
  • Qual a natureza do significado? O que é o significado?
  • O que fazemos com a linguagem? Como a usamos socialmente? 
  • Qual sua finalidade?Como a linguagem se relaciona com a mente do falante e do intérprete?
  • Como a linguagem se relaciona com o mundo?

Através dessas informações cheguei até o senso comum, que diz que as coisas existem, depois do senso comum dizer que as coisas existem ai vem a língua e da nome as coisas, e a cultura determina o que é real, e assim acontece a "Construção Social da Realidade".

REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário