sábado, 6 de julho de 2013

Aula dia 05/06

Iniciamos a aula com 2 problemas para resolver, um era para cobrir 09 pontos apenas com 4 traços sem fazer curva, e o outro era pra juntar duas pessoas montadas na cela em cima do cavalo sem deixar o cavalo de cabeça para baixo.
A intenção desses dois problemas eram mostrar que precisamos sair dos limites impostos, sair do nosso primeiro ponto de visão, tem uma visão multifocal, ou seja, de muitos focos ou pontos.
Através desse aquecimento para iniciarmos nossa aula cheguei a uma conclusão: que precisamos usar a imaginação, sair do pensamento médio, a normalidade nos impede de resolver os problemas que surgem no dia a dia.
Durante a aula discutimos sobre "Senso Comum", "Realismo" e "Desnorteamento".


Conceito de Senso Comum"Na filosofia, o senso comum (ou conhecimento vulgar) é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas. Um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum, baseado na tentativa e no erro. O senso comum que nos permite sentir uma realidade menos detalhada, menos profunda e imediata e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração.No senso comum não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações; o senso comum é o que as pessoas comuns usam no seu cotidiano, o que é natural e fácil de entender, o que elas pensam que seja verdade e que lhe traga resultados práticos herdados pelos costumes. É, então, o senso comum que determina ações tomadas sem a devida reflexão (pensamento filosófico).
Existem pessoas que confundem senso comum com crença, embora sejam coisas bem diferentes. Senso comum é aquilo que aprendemos em nosso dia a dia e que não precisamos aprofundar para obter resultados, como por exemplo: uma pessoa vai atravessar uma pista; ela olha para os dois lados, mas não precisa calcular a velocidade média, a distância, ou o atrito que o carro exerce sobre o solo. Ela simplesmente olha e decide se dá para atravessar ou se deve esperar. O senso comum não é a atitude tomada em si, mas sim a concepção e a perspectiva criada pela pessoa sem a real intervenção do indivíduo. Logo, o senso comum é um ato de agir e pensar que tem raízes culturais e sociais".

Conceito de Realismo: "Do ponto de vista filosófico o realismo, por oposição ao idealismo, responde à questão da natureza ou essência do conhecimento. Sustenta o princípio datranscendência do objecto em relação ao sujeito para afirmar, deste modo, a total e completa independência entre a realidade e a consciência. Trata-se, pois, de uma atitude epistemológica segundo a qual há coisas reais, independentes da consciência".
Sabemos que existe, mas não temos acesso a ele, questionamentos que nos leva a perceber que não temos certeza de nada. Nem tudo que vemos realmente é. As vezes são ilusórios.

Desnorteamento foi a intenção da aula e das discussões, desnortear é a melhor forma de criar novas ideias e pensamentos  que são conhecidos como Conhecimentos Significativos (Aprendizagem, Conceito) que é o oposto de Conhecimentos não Significativos ("Decoreba").
A maior intenção da aula foi criar confusão nas mentes para adquirirmos mais Conhecimentos Significativos.

REFERÊNCIAS:


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