Iniciamos a aula com 2 problemas para resolver, um era para cobrir 09
pontos apenas com 4 traços sem fazer curva, e o outro era pra juntar duas
pessoas montadas na cela em cima do cavalo sem deixar o cavalo de cabeça para
baixo.
A intenção desses dois problemas eram mostrar que precisamos sair dos
limites impostos, sair do nosso primeiro ponto de visão, tem uma visão
multifocal, ou seja, de muitos focos ou pontos.
Através desse aquecimento para iniciarmos nossa aula cheguei a uma conclusão:
que precisamos usar a imaginação, sair do pensamento médio, a normalidade nos
impede de resolver os problemas que surgem no dia a dia.
Durante a aula discutimos sobre "Senso Comum",
"Realismo" e "Desnorteamento".
Conceito de Senso Comum: "Na filosofia, o senso comum (ou conhecimento
vulgar) é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da
herança fecunda de um grupo social e das experiências atuais que
continuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e proposições que
aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar
verdades mais profundas como as científicas. Um tipo de conhecimento que
se acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum, baseado na tentativa
e no erro. O senso comum que nos permite sentir uma realidade menos detalhada,
menos profunda e imediata e vai do hábito de realizar um comportamento até a
tradição que, quando instalada, passa de geração para geração.No senso comum
não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites
do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações; o senso comum é o
que as pessoas comuns usam no seu cotidiano, o que é natural e fácil de
entender, o que elas pensam que seja verdade e que lhe traga resultados práticos
herdados pelos costumes. É, então, o senso comum que determina ações tomadas
sem a devida reflexão (pensamento filosófico).
Existem pessoas que confundem senso
comum com crença, embora sejam coisas bem diferentes. Senso comum é aquilo
que aprendemos em nosso dia a dia e que não precisamos aprofundar para obter
resultados, como por exemplo: uma pessoa vai atravessar uma pista; ela olha
para os dois lados, mas não precisa calcular a velocidade média, a distância,
ou o atrito que o carro exerce sobre o solo. Ela simplesmente olha e decide se
dá para atravessar ou se deve esperar. O senso comum não é a atitude tomada em
si, mas sim a concepção e a perspectiva criada pela pessoa sem a real
intervenção do indivíduo. Logo, o senso comum é um ato de agir e pensar que tem
raízes culturais e sociais".
Conceito de Realismo: "Do ponto de vista filosófico o realismo, por oposição ao
idealismo, responde à questão da natureza ou essência do conhecimento.
Sustenta o princípio datranscendência do objecto em relação ao sujeito
para afirmar, deste modo, a total e completa independência entre a realidade e
a consciência. Trata-se, pois, de uma atitude epistemológica segundo a qual há
coisas reais, independentes da consciência".
Sabemos que existe, mas não temos acesso a ele, questionamentos que nos
leva a perceber que não temos certeza de nada. Nem tudo que vemos
realmente é. As vezes são ilusórios.
Desnorteamento foi a intenção da aula e
das discussões, desnortear é a melhor forma de criar novas ideias e
pensamentos que são conhecidos como Conhecimentos Significativos
(Aprendizagem, Conceito) que é o oposto de Conhecimentos não Significativos
("Decoreba").
A maior intenção da aula foi criar
confusão nas mentes para adquirirmos mais Conhecimentos Significativos.
REFERÊNCIAS:
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