sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Aula dia 01/08

                                 Quando não há vencedores?

  Essa foi uma das ultimas aula do I semestre, e o nosso mestre Eric, nos propôs uma ideia diferente, mais livres do que a Filosofia sempre nos deixou ele agora nos deixou mais livre ainda, ele propôs para cada um da turma escolher o texto que melhor se identificasse e refletir sobre o tema escolhido.
Eu li e reli alguns textos fascinantes, já tinha escolhido um muito interessante "Ninguém se machuca", porém ao observar outra vez me identifiquei com um texto muito interessante "Quando não há vencedores".
Que conta a história do soldado Sacks que estava a ponto de cometer uma atrocidade contra uma civil de bem, só porque era de outra origem étnica, ele acabara de receber a ordem para estuprar e depois matar a prisioneira. Ele parou por um instante para pensar e viu que não tinha outra escolha que o melhor seria ir em frente, que se ele tomando essa atitude ainda estava fazendo favor para a mulher, pois se não fizesse isso ele também morreria e a mulher sofreria bem mais na mão de outro.

No meu ponto de vista o Soldado SACKS é um fracassado uma marionete do sistema, um "frouxo", querer tirar a culpa em cima dele usando essas desculpas, de que ele foi mandado por um superior, que se ele não fisese isso seria morto e que outros fariam de qualquer forma, em momento algum ele pensa na mulher, mas pensa em si mesmo, que se não obedecer será morto. Ele acredita que tomando essa atitude ele está sendo uma pessoa "Moral", onde está a moral em estuprar e matar uma mulher? Será que só pelo fato de se ele não a matasse outro mataria isso se torna "Moral"?
Eu não acredito no pensamento de que "as vezes não se pode fazer a coisa certa" ou "a só fiz porque não tive escolha", sempre há uma escolha e sempre tem como fazer a coisa certa, isso apenas não acontece quando você coloca seu interesse na frente de tudo, e isso não é nem um pouco "moral", mas sim totalmente "IMORAL".


    Esse texto me chamou muito a atenção, cativou todo meu senso crítico e reflexivo e me lembrou de algo que vivemos a poucos dias atrás no nosso "querido" "Brasil", esse mesmo pensamento que passou pela cabeça do Sacks, passou pela cabeça de muitos policias que agrediram e humilharam os manifestantes nos protestos pelas ruas do país, e não só esse "policiais" como também algumas pessoas de grande hostilidade que falavam, - "a mais eles são mandados estão apenas cumprindo ordens dos superiores", - "se os policias não não obedecerem as ordem, podem perder o emprego", ai eu penso até que ponto vai a ignorância de um povo, até onde vamos viver nessa "falsa democracia" isso é apenas desculpa de Policial Covarde e de pessoas ignorantes, quer dizer que o policial pode pensar se eu não fizer isso perco meu emprego, por isso vou sair batendo em pais de família e fica tudo bem, quer dizer que os filhos de policias não pode ver seu pai perder o emprego para ser "justo", mas os filhos dos manisfestantes podem ver seus pais machucados e em hospitais por causa de um monte de "COVARDES", isso é justo? Essa é a opção para vivermos?
Com esses tipos de pensamentos que eu chego a uma conclusão "a única coisa justa nesse país é a calça do Gustavo Lima".

Nenhum comentário:

Postar um comentário